24 C
pt-BR

Previsão de 5 mil aposentadorias nos próximos dois anos.

Novo comandante da PM diz que vai rever distribuição de policiais pelo DF

Coronel Florisvaldo diz que desafio é 'levar a polícia para a comunidade'. Ele diz que quer construir 'novos modelos' em parceria com a Polícia Civil.

Do G1 DF

Com um déficit estimado em 6 mil postos de trabalho e a previsão de 5 mil aposentadorias nos próximos dois anos, a Polícia Militar do Distrito Federal está revisando os planos de distribuição dos militares pelas regiões administrativas. Em entrevista à TV Globo, o novo comandante, coronel Florisvaldo Ferreira César, afirmou que a reestruturação das forças de segurança da capital passa pela construção de "novos modelos de policiamento".

O militar afirmou que buscará apoio da Polícia Civil para combater a onda crescente de assaltos a postos de combustíveis. "Precisamos chamar a Polícia Civil para atuar de forma bem ativa na elucidação dos crimes e conversar, no caso, com os postos. Nós temos que construir novos modelos de policiamento", diz.

O novo comandante também comentou os ataques recorrentes aos postos comunitários da Polícia Militar. César afirmou que as estruturas serão mantidas, mas prometeu uma revisão nas guarnições que atendem os postos.

"Hoje, entendo que não podemos desativar o posto, mas o policial tem que patrulhar, ir à comunidade fazer os levantamentos e verificar os problemas de segurança. O desafio é levar a polícia para a comunidade, dar uma maior visibilidade, transformar em uma polícia comunitária e de contato com o cidadão", diz.

Monitoramento

O policiamento de rua em duplas, conhecido como Cosme e Damião, deve ser mantido. "Nós já temos na área central um grande efetivo voltado ao Cosme e Damião. No Plano Piloto, é muito eficiente. Mas, no Itapoã e talvez em Ceilândia, ele tem suas restrições e nós vamos privilegiar o policiamento de viaturas", explica César.

A corporação tem 750 novos militares que, atualmente, participam do curso de formação. Segundo César, eles serão incorporados à nova distribuição de policiais pelo DF.

"A gente tem um plano de distribuição que está sendo revisto. As cidades cresceram, mas os efetivos não foram alterados significativamente. Esses policiais serão colocados no novo estudo, de acordo com a quantidade de pessas em cada região administrativa", afirma.

Postos de gasolina

Segundo o comentarista de segurança da TV Globo, Daniel Lorenz, os assaltos a postos de gasolina seguem lógicas diferentes no Plano Piloto e nas demais regiões administrativas. "No Plano, onde há menos rotas de fuga e o tempo de reação da polícia é menor, a ação é de maior risco, mas há recompensa maior. Nas cidades satélites, eles aproveitam uma variedade maior de rotas de fuga, principalmente pelas rodovias".

Na área central, de acordo com Lorenz, os assaltantes costumam levar bebidas alcoólicas e cigarros – itens à venda nas lojas de conveniência dos postos e com alto valor de revenda.

O especialista diz, ainda, que o novo comandante da PM poderá contar com o Fundo Constitucional do DF para fazer concursos e contratar mais policiais. "Mas, sabemos também que o governo federal tem dificuldades no caixa e dificilmente autorizará concursos nos próximos dois anos", diz.






Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

5 comentários

  1. SE NÃO VALORIZAR COM SALARIO A PM VAI CADA DIA PIOR SÓ ARROCHO E COLOCAR NA RUA A DESMOTIVAÇÃO AUMENTA. O POLICIAL PRECISA TRABALHAR NA HORA DE DESCANSO PARA SUSTENTAR SUA FAMILIA, COMO PODE IR A RUA E DAR SEU SANGUE CONTRA OS BANDIDOS QUE ESTÃO A VONTADE NA RUA SEM LEI. OS PRAÇAS SÓ VOLTAM A TRABALHAR COM MOTIVAÇÃO COM UM SALÁRIO DIGNO DE PELO MENOS 9000 LIQUIDO., PARA 3 SGT.

    ResponderExcluir
  2. A LEI 12086, FECHOU AS PORTAS PARA OS GUERREIROS QUE LEVAM A INSTITUIÇÃO NAS COSTAS AGORA SEM PROMOÇÃO SEM ASCENSÃO PROFISSIONAL QUE ERA A PERSPECTIVA DE FICAR NA CASERNA NÃO EXISTE MAIS, SEM DIZER UM CONCURSO QUE NINGUÉM CONHECE AS REGRAS ONDE PODE HAVER UMA QUEBRA DE HIERARQUIA, DESMOTIVANDO OS QUE DERAM A SUA VIDA A INSTITUIÇÃO E NO FIM DE CARREIRA VER UMA MONSTRUOSIDADE DESSAS, MESMO OS QUE NÃO APOSENTAREM NÃO TERÃO MOTIVAÇÃO PARA TRABALHAR, O GOVERNO PRECISA FAZER UMA MUDANÇA RÁPIDA NESSA LEI DANDO OPORTUNIDADE PARA OS MAIS ANTIGOS SEJAM PROMOVIDOS E VOLTE A TER PROMOÇÃO PARA OS DEMAIS, POIS OS QUADROS ESTÃO TRANCADOS E A FILA NÃO ANDA MAIS E AGORA O QUE SERÁ DE NÓS MILITARES QUE PRATICAMENTE NÃO FORAM BENEFICIADO COM A LEI 12086 ONDE UNS TIVERAM 4 PROMOÇÕES E OUTROS ATÉ HOJE CONTINUA NA MESMA GRADUAÇÃO, ESTE ANO FAÇO 5 ANOS NA MESMA GRADUAÇÃO E MUITO TRISTE .

    ResponderExcluir
  3. Deveria começar colocando a PM pra fazer o seu serviço que é o policiamento ostensivo.

    ResponderExcluir
  4. 9Mil Líquido pra3ºSgt??? kkkkkkkkkkkkkkkkk. Acorda meu filho.

    ResponderExcluir
  5. É difícil viu, pois tudo é na conta da PM e nunca vejo especialistas globais, e nem cmts gratificados, etc falarem maciçamente e sem medo em relação a justiça Brasileira que tem sido uma mãe para vagabundagem em geral, faço só o necessário, o falado feijão com arroz, pois sei que nunca terei incentivo e apoio do Estado Brasileiro.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.