Lagarta venenosa encontrada no DF pode levar à morte; soro deve ser administrado imediatamente
*🚔🚨PLANTÃO 190🚨🚔*
*⚡⚡17/05/2018⚡⚡*
*⚡⚡17/05/2018⚡⚡*
O contato com a lagarta Lonomia Oblíqua, de cor mais escura, com muitos espinhos e manchas brancas próximas a cabeça, pode levar à morte. Ela é a espécie mais venenosa do Brasil e foi encontrada em quadras dos Lagos Sul e Norte, Brazlândia e Park Way.
No caso de contato com o inseto que vive em árvores, o veneno pode levar a hemorragias internas. Esse quadro pode desencadear insuficiência renal e consequente morte. Essas complicações só ocorrem, se o soro contra o veneno não for administrado em até três dias.
A professora do departamento de ciências fisiológicas da UNB Elisabeth Schwartz detalha.
A administradora, Juliana Cristina Santini, foi uma das vítimas da lagarta, quando estava debaixo de uma árvore na Água Mineral. Dois insetos caíram no tornozelo dela. Imediatamente, ela sentiu um mal-estar intenso.
O soro contra o veneno da Lonomia Oblíqua é fornecido pelo Butatan é está disponível na rede pública de saúde.
Mas, Juliana demorou quase dois dias para receber o antídoto. Ela teve queimaduras por todo o corpo e até hoje sente os efeitos colaterais do veneno.
Juliana poderia ter morrido, se demorasse mais para receber o soro contra o veneno da lagarta. Se você entrar em contato com um animal do tipo, deve lavar a área com muita água e sabão e ir imediatamente a um hospital da rede pública para o antídoto ser administrado.
A Secretaria de Saúde do DF aconselha que a vítima ou outra pessoa recolha o animal com um pinça e coloque em recipiente fechado. Ou ligue para Diretoria de Vigilância Ambiental no 99287 6635 para funcionários recolherem o animal.
No caso de acidente com a lagarta, é possível ligar para o número 99288 9358 do Centro de Informações Toxicológicos da Secretaria de Saúde para obter informações sobre como proceder.
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.