PMDF
Proposta de ajustes na carreira: Do sonho a realidade, da dúvida a certeza.
Por redação
Imagens Google |
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal são as únicas instituições do Distrito Federal que não possuem plano de carreira. O que existe é uma mera expectativa de carreira, que ao longo de 30 anos de serviço, pode ou não se concretizar.
Muitos destes profissionais sofrem silenciosamente, convivendo com a angústia da incerteza, alguns infelizmente adoecem, outros acabam se entregando a desmotivação profissional. Externamente chegam a ser taxados como responsáveis pelo insucesso na carreira, quando na verdade são meras vítimas do descaso do poder público.
A reivindicação por um plano de carreira é tema recorrente nas rodas e grupos de discussões ligados a categoria, e divide prioridade com a pauta permanente de reajuste salarial. A lei 12.086/09 que trata da “carreira” destes valorosos profissionais da segurança pública, proporcionou alguns passos, porém hoje estes profissionais estão enfileirados e estagnados, com poucas perspectivas de ascensão profissional. É preciso, portanto, reformar esta lei, retirar algumas travas que o contexto da época exigiu.
Para realmente avançar neste sentido, em primeiro lugar é necessário exigir dos efetivos de ambas corporações maturidade na formulação de uma proposta. É precioso pensar coletivamente, em detrimento do pensamento de grupos ou mesmo individualmente. A lei 12.086/09 proporcionou um enorme desconforto entre os efetivos destas corporações. Para alguns foi proporcionado apenas dar “um passo”, para outros “dois passos” e para um pequeno grupo “três passos”. É hora garantir a marcha de todo esse efetivo, todos devem ter os mesmos direitos em suas ascensões profissionais, independente de pertencer a PMDF ou CBMDF, precisam ser tratados de forma uniforme, algo que a lei 12.086/09 não foi competente em fazer.
O Governador do Distrito Federal, que em campanha eleitoral prometeu reestruturar estas carreiras, tem a possiblidade de cumprir sua promessa de campanha, e assinar a carta de dignidade profissional destes militares. Entrará na história destas corporações! Para isso, além de corajoso, terá que ser audacioso, e pronto para superar a armadilha política chamada DÚVIDA.
Governador Rodrigo Rollemberg, não foi a dúvida que lhe fez ser o Governador do Distrito Federal, mas pode ser a dúvida que pode lhe fazer deixar de ser. Os militares do Distrito Federal lhe foram leais, ajudaram a superar os enormes desafios que as crises econômicas, políticas e sociais impuseram nesses quatro anos de governo. Confie em que lhe diz sim faça! Desconfie de quem lhe coloca o peso da dúvida
Não existirá uma proposta que atenda 100% os anseios de uma categoria, seria flagrantemente inviável financeiramente. A proposta que foi responsavelmente elaborada(link da proposta), atende maioria absoluta destes anseios, que foram criteriosamente avaliadas entre os pleitos pessoais/profissionais e as necessidades corporativas.
Aos Cmt-Gerais da PMDF e CBMDF, ao Chefe da Casa Militar, demais Coronéis e Oficiais destas corporações, a tropa leal e disciplinada conta com a certeza do empenho de suas autoridades, defendendo junto ao Governador a necessidade e a viabilidade da aprovação deste projeto, os senhores mais do que ninguém conhecem de perto as nossas angústias, as nossas necessidades, e podem ser decisivos para a concretização desse sonho.
Via
PMDF
19 comentários
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.
Excelente materia, diz tudo sobre o que passamos. Parabéns Halk.
ResponderExcluirEu estou achando essa proposta bem ruim, principalmente para os praças novinhos! A única coisa boa aí é a redução do tempo para ganhar estabilidade que vai de dez para três anos. O resto? Um lixo!! Demorar dez anos para o pracinha conseguir virar 3° Sgt?? Os bombeiros mesmo não vão querer isso, sendo que com menos de cinco anos o novinho lá já virou 3° Sgt! 12 anos um policial civil está no topo da carreira!! Com essa proposta, o pracinha com doze anos ainda está sonhando em chegar ao 3° nível da carreira, ainda faltando mais oito níveis acima! É aprovar uma coisa dessas e no outro dia estarem todos insatisfeitos novamente! E ainda tirar a previsão de redução de intertício dos praças e manter a dos oficiais?? Os tenentes novinhos do último CFO já estão quase virando capitão! Os soldados novinhos ainda não tem nem perspectiva de se tornarem seuaer cabo!!! É preferível apenas aumentar as vagas em cada graduação de maneira expressiva e diminuir bastante o tempo de intertício, e com previsão de que sempre que houver vagas acima, sejam promovidos os de baixo!! Sou soldado e com essa proposta eu só vou conseguir virar sargento daqui a uns 7 ou 8 anos, isso porque já estou há mais de quatro na PM. Ou seja, não estou vendo nenhuma vantagem nessa proposta!Tá um lixo! Parece feita por oficiais!! Porque só vi vantagens, mais uma vez, para eles...
ResponderExcluirPorquê uma turma de bombeiros se deram bem com a 12086 vamos ter que estender essa anomalia pra outros 13 mil militares. É impagável conceder isso, seria centenas de milhões de reais. Para filhote
ExcluirEstou mais preocupado com minha remuneração, não com as centenas de milhões de reais. Quem pode dar nossos reajustes estão com os bolsos cheios de tanto roubarem! E eu quem vou me preocupar com a Lei de Responsabilidade Fiscal ou com a crise que o país está passando? Foram roubados mais de cem bilhões da Petrobrás e sou eu quem vou me preocupar com a falta de dinheiro do país? Desculpe... Creio que vou passar em outro concurso para sair da PM. Mas , enquanto isso, queria ver, sim, a PM ser um lugar mais atrativo de se estar. Esse novo concurso que teve para soldados, antes mesmo de terminar o curso de formação, vai sair ao menos metade dos aprovados, pois teremos mais de duas mil vagas para a civil, mais PF, mais PRF, além de muitos outros editais que estão para serem lançados. No final, se sobrar mil dos novos, serão muitos... Infelizmente é como estão as coisas hoje na PMDF.
ExcluirVão com Deus e sejam felizes na nova profissão!! Mas lembre que poderá trabalhar até os 65 anos
ExcluirÉ mais uma proposta política, passei 28 anos na Pmdf, sei que o trabalho não justifica nossa existência, trabalhamos pra existir, mas agradeço a Deus e mais ninguém por ter conseguir entrar nessa instituição. Estou indo pra reserva dia 06 de junho, não tenho que reclamar só agradecer, poderia ter sido melhor, passei 19 anos como soldado, estou aposentando como primeiro, mas que Deus abençoe cada um que fica e que cada um que entrar nessa bendita instituição.
ExcluirEssa proposta só diz respeito a promoções, não menciona nada sobre aumento de salário. Pior que deixa os inativos de fora, é como se eles não existissem. "lembre-se o ativo de hoje será o inativo de amanha"
ResponderExcluirReajuste só em 2019. Não adianta pedir o que é vedado pela legislação eleitoral
ExcluirPlano de carreira em epoca de eleições, tá bom que isso é berdave, nao acredito em nada diaao. Até que provem o contrarii.
ResponderExcluirEU APOIO A PROPOSTA!!! PRECISAMOS AVANÇAR! TEM GENTE DANDO OPINIÃO AQUI SEM TER PELO MENOS TER LIDO A PROPOSTA!!!
ResponderExcluirMuito bom Felipe!!
ExcluirUma coisa, o que adianta pedir para aumentarem as vagas do QOPMA se já tem vagas sobrando? Porque, se não me engano, tem umas 300 vagas e abriram concurso para preencherem apenas cem... Muito sem sentido... Outra questão é quando se fala em quebra de hierarquia. Acho engraçado, pq eu mesmo já escutei muito sapo de praças mais antigos simplesmente por estarem de mau humor, sem eu ter feito absolutamente nada! Aí, quando esses mesmos estão na frente de oficiais e escutam deles o que não querem, ficam querendo a desmilitarização! O concurso para para QOPMA com previsão de entrada de praças de graduações inferiores pode, em termos, melhorar isso, pois já faz o praça antigo pensar um pouco antes de humilhar o praça mais novo. Pois ele sabendo que o mais moderno pode se tornar mais antigo que ele já o fará mudar um pouco suas atitudes. Assim como já ocorre com o concurso do CFO. Não estou generalizando. A maioria dos praças se dão muito bem, independente de sua graduação. Mas ainda tem muitos que ainda acham que tratar mal o subordinado faz dele superior dentro da sociedade...
ResponderExcluirO QOPMA é uma extensão da carreira de praças. Deve ser ocupado pelo ST,s da corporação!! Nada de novinho virar tenente e travar o quadro!! A proposta esta corretíssima!!!
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirO Engraçado que os CBs do CBMDF/PMDF VÃO TER QUE PUXAR MAIS 3 ANOS congelando seus sálarios! QUE MELHORA É ESSA? No minimo coloque a regra de transição que já é CB ATUALMENTE. Ainda ter a questão de quem entrar vão ter esperar 10 anos para virar 3 sgt!
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirO pensamento do colega é equivocado. Se vc fosse um CABO com 15 anos de PM fatalmente a proposta deveria te abraçar, mas tu saíste CABO com 5 anos. Agora o verba pra promover o antigo vai para os cabos. Maravilha!!
ExcluirMagnifico!! 1º SGT com 29 anos de serviço esperando um milagre pra sair ST e me vem uns cabos de choradeira... Acho que esse diploma de vcs sei não viu... Os recursos são escassos, então, qual prioridade. Mais pra frente vcs mudam a legislação. Eu vou pra R/R vcs vão ficar por ai. Lute pra mudar quando for possível
ResponderExcluir