INOVAÇÃO
PMDF
SÉRIE PILOTAGEM POLICIAL
Série Pilotagem Policial: Viatura policial não é carro!
Por Redação
Ultimamente
estamos vendo muitos vídeos e alguns posts sobre viaturas policiais, alguns
denunciando a situação das suas corporações e outros pegando o exemplo
americano como paradoxo.
O blog do Halk
vem agora com uma série de matérias sobre viaturas policiais e pilotagem
policial, contando com a ajuda de amigos pelo mundo.
Nos últimos
anos nosso colaborador Sub Tenente Alan Campos da PMDF vem estudando e
pesquisando sobre as viaturas policiais, dos seus estudos surgiu o emprego do
termo Pilotagem Policial que nada mais é que a aplicação de técnicas de direção
defensiva, evasiva, ofensiva e protetiva de forma indissociável à atividade
profissional policial de condução veicular.
ST Alan Campos - PMDF |
Durante os
estudos teve a oportunidade de ser certificado como instrutor na mais renomada
escola de direção policial americana em Michigan, viajou pelo Brasil a fim de
estudar as formações e aplicações de técnicas nos diversos estados, foi um dos
criadores do Curso de Pilotagem Policial na PMDF em Brasília. Foi a Europa
compreender a aplicação dos conhecimentos de condução na atividade policial.
Este trabalho
vem gerando algumas definições e formas diferente de abordagem na questão da
pilotagem policial as quais aqui vamos trazer a que se tornou base de todo o
trabalho.
A viatura
policial é ambiente e instrumento de trabalho. O que passamos a apresentar.
Ambiente de
trabalho
O policial
passa nos dias de hoje de 6 a 24 horas dentro de uma viatura policial, onde ele
desenvolve várias atividades como: procedimentos administrativos como
confecciona relatórios e termos circunstanciados, realiza oitivas e as registra
informações nos sistemas digitais do judiciário, transporta vitimas de agressão
e materiais apreendidos, muitas vezes por questões de segurança até suas
refeições são realizadas no interior da viatura.
Então se os
policiais passam realizam grande parte do seu trabalho no interior se torna um
ambiente de trabalho e por tal precisa de atenção especial em várias questões
que um simples carro utilizado como meio de locomoção não necessita.
Como por
exemplo:
Proteção solar
– O Brasil é um país onde a incidência solar é grande e o policial é exposto
diretamente a esta radiação durante todo o tempo de trabalho embarcado ou não. O melanoma ou câncer de pele causado pelo sol é o câncer mais frequente no Brasil e
corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo o
INCA.
Radiação Solar no Mundo |
Ergonomia
interna – Durante todo o tempo que o policial está no interior da viatura ele
está sentado e sempre se encontra equipado. As dimensões internas, bancos,
volante e cinto de segurança entre outros, são pensados nos carros pensados
para pessoas com vestimentas comuns e sem restrições de movimentação. Com isso
o policial é submetido a longos períodos assentado de forma errada, trazendo
desde problemas de circulação até graves problemas de coluna.
Interior do Ford Interceptor |
Proteção
acústica – É sabido por todos que o barulho pode causar desde problemas de
irritação até graves doenças como agentes motivadores e agravantes. O interior
do veículo, por mais preparado que seja não deixa o habitáculo em níveis de
ruído aceitáveis para o ser humano, levando o policial a um estado de estresse
sempre elevado.
Proteção contra
riscos à vida – Por serem utilizadas de forma dinâmica e arriscada, as viaturas
são empregadas desde simples deslocamentos até como anteparo balístico. Desta
feita tem que proteger o bem mais precioso que é a VIDA dos civis e policiais
que as utilizam, assim se faz necessário que o habitáculo seja projetado de
forma especial como reforço estrutural e anteparo de proteção balística. Com
isso precisa-se de dimensões apropriadas para a instalação de tais
equipamentos.
Então devemos
pensar as viaturas policiais como ambiente de trabalho e seguindo estas linhas gerais
fazer alterações desde a estrutura até o sistema digital embarcado.
Modificações estruturais/Ford Interceptor |
No próximo post
. . . .
Viatura
policial como instrumento de trabalho.
Via
INOVAÇÃO
4 comentários
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Parabéns ao Sub Tenente Alan, uma pessoa séria e comprometida com o desenvolvimento profissional dos nossos policiais!
ResponderExcluirMuito bom os comentarios e estudos sobre as vtrs...Pessoal podia entender que com policias em melhores condições e instrumentos de trabalho o serviço renderia e seria muito melhor!
ResponderExcluirAqui é Brasil, muito, muito diferente dos países do primeiro mundo onde vemos viaturas com apenas um policial que é respeitado, que por sua vez se da respeito, aqui no Brasil a justiça ouvi primeiramente o infrator " o meliante " aí depois o polícia e temos um judiciário rápido que realiza rápido a sua parte que cabe no processo para prender ou absolver o réu, e outra aqui no Brasil um policial que danificar qualquer objeto desse prefixo vai sobrar com toda certeza pra rabiola do policia que já ganha "bem"
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