PMDF
Universitários são presos com drogas em porta de faculdade do DF
🚔🚨PLANTÃO 190🚨🚔
Polícia investiga se entorpecente encontrado com trio é a n-etilpentilona, mesma substância que matou jovem durante rave em junho deste ano
A Polícia Militar prendeu três universitários com grande quantidade de drogas que seriam distribuídas a usuários de uma faculdade particular da Asa Norte. O flagrante ocorreu nesta quarta-feira (26/9). Dentro da mochila de um dos estudantes, aluno do curso de educação física de 21 anos, foram encontrados 1 kg de haxixe, porções de maconha, frasco contendo comprimidos e R$ 29. Os outros estudantes cursam direito e veterinária.
Ao ser questionado sobre os comprimidos, o dono da mochila disse que era “bala”. A polícia investiga se a droga é a mesma que matou uma jovem em junho deste ano, durante uma festa rave. A n-etilpentilona é semelhante ao ecstasy, só que mais potente. O entorpecente entrou no registro de entorpecentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2017. Ela é comercializada em comprimidos, selo ou líquido.
Os suspeitos foram levados para a 5ª Delegacia de Polícia (área central) e apenas o dono da mochila ficou detido. A droga foi enviada para análise.
*Morte*
A universitária Ana Carolina Lessa, 19 anos, fez uso de droga sintética antes de morrer no dia 23 de junho deste ano. O laudo pericial feito pela Polícia Civil constatou a presença da substância, extremamente perigosa e mortal, no sangue da jovem.
A suspeita é que Carol, como era conhecida, possa ter consumido a droga na festa rave chamada Arraiá Psicodélico, realizada na zona rural do Recanto das Emas. A jovem chegou a ser dada como desaparecida, mas foi localizada na casa de um colega, em Ceilândia.
A estudante de enfermagem teve duas paradas cardíacas e falência renal no hospital. No laudo médico, constam hematomas e escoriações nas pernas e nos braços, além de ferimentos na região genital e no ânus da jovem. Um outro laudo comprovou, no entanto, que não houve abuso sexual.
De acordo com a família, Ana Carolina nunca havia utilizado drogas. Assim, os parentes suspeitam de que a menina tenha sido forçada a usá-las. “Ela ingeria bebida alcoólica como muitos jovens da idade dela, mas droga, nunca”, disse a mãe, Valda Lessa, em depoimento na 3ª DP (Cruzeiro).
Ana Carolina foi a primeira vítima fatal da n-etilpentilona no Distrito Federal. Em dezembro de 2017, no Rio Grande do Norte, Carlos Henrique Santa Oliveira, 32 anos, também morreu após fazer uso da substância em uma festa rave. O exame toxicológico confirmou a ingestão e foi divulgado pela Secretaria de Segurança Pública local. Os laudos foram realizados na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo.
Pouco conhecida até por peritos criminais especializados em toxicologia, a n-etilpentilona entrou no registro de entorpecentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apenas em março de 2017. Em conversa com Bruno Telles, da Fundação de Peritos Ilaraine Acacio Arce e do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil, sobre as características da substância.
*Confusão*
De acordo com Telles, a n-etilpentilona e o MDMA (uma variação do ecstasy) têm efeitos estimulantes similares e causam euforia, podendo ser confundidos pelos usuários. No entanto, o perito explica que pouco se sabe sobre a toxicologia da nova substância. “Não sabemos, por exemplo, sobre os níveis tóxicos desse tipo de droga, ou seja, não é possível mensurar a quantidade que poderia levar uma pessoa à overdose”, explicou.
Algumas das formas de apresentação do novo produto foram periciadas nos laboratórios do IC. “Já a analisamos em sua forma de comprimidos, principalmente, mas ela também apareceu em formato de cristais”, disse.
Via
PMDF
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.