PMDF
NOTA DE DESAGRAVO DO FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES
FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DOS POLICIAIS MILITARES E DOS BOMBEIROS MILITARES DISTRITO
FEDERALA ASAPOL– ASBOM –- ASSOR PM/BM – ASS/ARMILC – ASOF/PMDF - ASSOF/CBMDF – CABE/PMDF - CIFAIS – CAP –CLUBE DOS BOMBEIROS – CRESSPOM COPOM-PMDF– OSIDEMCI.
NOTA DE DESAGRAVO
Numa democracia representativa o Congresso é a casa do consenso. Parlamentares que representam o todo da população têm ideias e percepções de mundo e de nação muito diferentes uns dos outros. Cada um expõe seu ponto de vista e o debate vai até à sociedade que se envolve de forma direta ou indireta. No final dos debates no congresso e na sociedade obtêm-se o consenso que atende todos os matizes políticos e todos segmentos da população, inclusive as minorias. Isso é o que chamamos de democracia representativa.
Consenso é o que mais precisamos construir em relação ao PL 1645 tramitando na Câmara dos Deputados. As pessoas que estão à frente desse processo devem ter em mente que não é só a maioria que importa, mas importa igualmente a minoria que será bastante penalizada. A construção desse consenso começa com a compreensão que não é possível colocar no PL 1645 aspectos que não são comuns a todos. Não é possível querer-se colocar na lei federal questõeslegais que podem ser resolvidos na lei estadual, pois se todos quiserem colocar suas particularidades na lei federal não haverá possibilidade de consenso. O consenso ideal é aquele que no final todos ganhem. Vimos o vídeo do Capitão William Miller criticando os posicionamentos do Ten Cel Naime e do Ten Cel Eugênio expostos numa audiência de uma comissão da Câmara dos Deputados. Num ambiente democrático não se pode criticar os tenentes coronéis por eles defenderem suas instituições e suas associações. Porque ao invés da crítica eles não foram chamados para negociarem suas demandas e posições? Ninguém pode dizer o que é certo ou errado os presidentes da ASOF PMDF e da ASSOFBM dizerem ou fazerem em nome de suas instituições e suas associações a não ser elas próprias. Os dois apenas defenderam seus legítimos interesses. Quanto ter sido julgado inadequado o TC Naime dizer que sua polícia é a melhor do Brasil não vemos nenhuma impropriedade, pois o militar que não achar que sua instituição é a melhor do mundo não merece usar a farda dessa instituição.
Vamos deixar de ser pueris e sentarmos à mesa para discutirmos se podemos ou não atender os interesses de Minas Gerais e do Distrito Federal. Ninguém está errado ou certo de forma integral, pois todos estão defendendo suas realidades institucionais. Vamos entender e respeitar isso senhores. O tom de guerra e de jogar uns contra os outros não é admissível no jogo democrático nem entre irmãos de farda.
O Fórum das Entidades Representativas dos Policiais e Bombeiros Militares do Distrito Federal quer o fortalecimento de todos os Militares dos Estados e do Distrito Federal, mas também temos obrigação de defender os interesses da grande família militar do Distrito Federal que soma aproximadamente 106.000 vidas (ativos, inativos, dependentes e pensionistas). Pensando nessas vidas é que achamos inadequada essa postura de imposição e de não aceitação das diferenças federativas ou institucionais.
Não custará nada para as Polícias e Bombeiros Militares dos Estados entenderem e aceitarem o caráter de organização e da manutenção Federal da PMDF e do CBMDF. A convergência de interesses é possível, todavia todos deverão despirem-se de suas vaidades e dialogarem ao invés de impor-se uma solução pela força ou indispondo uns contra os outros. Nós já temos o principal para construirmos o consenso definitivo: temos a percepção que devemos nos ajudar mutuamente e de nos unirmos o máximo possível. Dialogar e ceder no que for possível é o caminho. Então vamos construir esse consenso expressando a maioria, mas assegurando-se os interesses imprescindíveis da minoria.
Mauro Manoel Brambilla – Cel REF PMDF.
Coordenador do Fórum.
Via
PMDF
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.