STF
Modesto Carvalhosa
Jurista.
As razões pelas quais o STF perdeu a CREDIBILIDADE e a única maneira possível de recuperá-la
A página 2 do Estadão de ontem publicou artigo de José Nêumanne descrevendo boa parte das razões pelas quais o Supremo Tribunal Federal perdeu a credibilidade de outrora.
Ao descrever a forma pela qual lá chegaram Celso de Mello, Gilmar, Lewandowski, Toffoli e Alexandre de Morais, o brilhante jornalista demonstra que os requisitos de reputação ilibada e notável saber jurídico são letra morta na Constituição e o que vale mesmo na escalada do Poder é estabelecer conexões e rezar a oração de São Francisco à moda de Brasília.
Aposentadoria para uns, impeachment para outros, sem dúvida, são legítimos anseios do Povo, mas, para no futuro coibir males como os que a Nação vem padecendo hoje, fundamental também é mudar o sistema de preenchimento das vagas.
Ou seja, é preciso eliminar a deletéria contaminação política, própria das indicações, o que só pode ser alcançado se os parlamentares emendarem a Constituição para que doravante os ministros sejam escolhidos por concurso público de provas e títulos e tenham mandato de no máximo 10 anos, com substituição escalonada.
Modesto Carvalhosa
Jurista.
Via
STF
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.