DISTRITO FEDERAL
No Distrito Federal a escolha dos colégios é feita, inicialmente, pelo cálculo do Índice de Vulnerabilidade Escolar (IVE), que analisa dados como índices do Ideb, taxa média de reprovação e o índice de abandono escolar de cada unidade de ensino, assim como taxas de violência na região. Além desses índices, é feita também uma consulta à comunidade escolar, para saber se ela é favorável ou não à implementação da Gestão Compartilhada.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Fonte: Agência Brasília
Iniciativa de colégios cívicos-militares do DF é referência para modelo federal
Educadores do Pará e Rio Grande do Norte conhecem o projeto
Representantes
da Associação de Pais e Alunos do estado do Rio Grande do Norte e do
Conselho Estadual de Educação do Pará conheceram, na manhã desta
quarta-feira (22), os detalhes do projeto de Gestão Compartilhada dos
Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal (CCMDF). O modelo do DF é
pioneiro no país e será utilizado como base do Programa Nacional de
Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação (Pecim/MEC). Os
representantes vieram a Brasília para um encontro no ministério sobre a
implementação do Pecim nos estados.
De
acordo com o coronel Alexandre Lima Ferro, titular da Subsecretaria das
Escolas de Gestão Compartilhada (Segecom), vinculada à Secretaria de
Segurança Pública do DF (SSP/DF), o DF é referência para a iniciativa do
MEC. “Participamos de várias reuniões no MEC e o retorno foi muito
positivo. Em alguns estados já existem colégios com gestão militar,
porém o nosso se diferencia pela gestão conjunta com a Secretaria de
Educação e pelo diálogo com todos os atores envolvidos no processo, como
pais, alunos, professores e representantes dos sindicatos”.
Para
a professora e secretária da Associação de Pais e Alunos das Escolas
Públicas e Particulares do Rio Grande do Norte, Erika Sena, a
implementação do modelo na escola municipal Veríssimo de Melo, no bairro
de Felipe Camarão, em Natal, será feito com muito diálogo. “Conhecer a
forma de gestão no DF, já discutida e em processo de consolidação, é
muito importante para que as comunidades escolares dos outros estados
entendam o Pecim e conheçam os benefícios do projeto na formação dos
jovens, principalmente os mais vulneráveis”.
A
participação dos pais de alunos na implementação das escolas
cívico-militares no DF foi muito importante para que a proposta desse
certo, ressaltou o coronel Lima Ferro. “Quando iniciamos o projeto
piloto, que eram quatro escolas, os pais foram os primeiros a apoiar a
iniciativa. Os professores vieram em seguida”, explicou. O coronel
destacou, ainda, que a eficiência do modelo e os benefícios imediatos na
vida dos alunos, principalmente na segurança, alavancaram o projeto no
DF.
Escolha dos colégios
No Distrito Federal a escolha dos colégios é feita, inicialmente, pelo cálculo do Índice de Vulnerabilidade Escolar (IVE), que analisa dados como índices do Ideb, taxa média de reprovação e o índice de abandono escolar de cada unidade de ensino, assim como taxas de violência na região. Além desses índices, é feita também uma consulta à comunidade escolar, para saber se ela é favorável ou não à implementação da Gestão Compartilhada.
O
DF possui hoje nove colégios de gestão compartilhada e outros três em
processo de implementação, dois deles por meio do Pecim. A meta do
governo do DF é implementar dez unidades deste tipo por ano, totalizando
40 ao fim de 2022. O objetivo é, entre outros, o de criar um ambiente
seguro e propício ao aprendizado e à construção do conhecimento.
Fonte: Agência Brasília
Via
DISTRITO FEDERAL
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