CORONAVÍRUS
Pesquisa coreana coloca em xeque as políticas de lockdown
Rastreamento de 60 mil pessoas na Coreia do Sul revela maior transmissão da Covid-19 dentro de casa
Peterson Dayan
Dr. Young Joon Park, médico de medicina preventiva, e sua equipe de epidemiologia e gerenciamento de casos do Centro Nacional de Resposta de Emergência COVID-19, da Coreia do Sul, divulgaram uma pesquisa [1], publicada no CDC – Centers for Disease Control and Prevention, órgão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (U.S. Department of Health and Human Services).
A equipe de epidemiologia do Dr. Park fez o rastreamento de 59.073 pessoas que tiveram contato com 5.706 pacientes com Covid-19, na Coreia do Sul, entre 20 de janeiro e 27 de março de 2020. Em resposta, identificaram que 10.592 dessas pessoas tiveram apenas contatos domiciliares, totalizando 11,8% que manifestaram Covid-19. Ao passo que os outros 48.481, que tiveram contatos não domésticos, apresentaram apenas 1,9% de contaminação por Covid-19.
A Coreia do Sul adotou um rigoroso programa de rastreamento de contatos, incluindo a epidemiologia tradicional, conhecida pelo termo “shoe-leather epidemiology”. Além disso, utilizaram novos métodos para rastrear contatos, vinculando grandes bancos de dados (sistema de posicionamento global, transações com cartão de crédito e televisão em circuito fechado). Eles adotaram esse rastreamento do contato de forma bastante rígida e eficaz. Com isso, conseguiram monitorar e controlar a disseminação da doença por coronavírus (Covid-19) na Coreia do Sul. A medida serviu de subsídio para a orientação das políticas baseadas em evidências e mitigação da pandemia naquele país. Estudo em questão apresenta mais detalhes no site BRASILSEMMEDO(link)
Via
CORONAVÍRUS
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.