Presidente da comissão de Agricultura deputada Aline Sleutjes afirma que projeto de licenciamento ambiental será votado esse ano na Câmara
A Deputada Federal paranaense Aline Sleutjes, presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e uma das mais influentes do Congresso Nacional, afirmou que o projeto de licenciamento ambiental que está tramitando na Casa, será votado ainda nesse ano tanto na Comissão como no plenário da Câmara dos Deputados.
“O licenciamento ambiental vai acelerar a liberação de obras importantes para o desenvolvimento da infraestrutura nacional urbana e rural”, enfatizou a parlamentar. A questão do licenciamento ambiental no Brasil é debatida no Congresso Nacional desde junho de 2004 com o PL 3729/04.
Estudo apresentado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) mostra que à proposta pode gerar mais de R$121 bilhões em investimentos, além da criação de cerca de 2,5 milhões de empregos, em 10 anos.
Hoje, no Brasil, não há legislação federal que regulamente o assunto. O tema é tratado por leis estaduais, municipais e resoluções do CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente).
A deputada irá conversar com o relator da proposta, Deputado Neri Geller (PP-MT) e alinhar as próximas etapas. “O relator do projeto, meu amigo deputado Neri Geller, é qualificadíssimo e com certeza seu conhecimento e diplomacia construirá um excelente relatório. O Brasil está esperando a aprovação da proposta para avançar em várias áreas, não temos mais tempo a perder”, lembrou.
Segundo levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) existem mais de 27 mil normas que tratam de licenciamento ambiental, o que gera insegurança jurídica, travamento de grandes obras, inclusive para geração de energia limpa e renovável, além de questões relacionadas à infraestrutura, principalmente para construção de ferrovias, rodovias, obras de saneamento básico e encanamento de água para regiões periféricas.
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.