Etanol vai para 13% de ICMS no Distrito Federal
Foto: Reprodução |
Nesta terça-feira (9/8), o Governo do Distrito Federal reduziu de 18% para 13% a alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) do etanol hidratado. O decreto foi publicado no Diário Oficial (DODF).
A redução do ICMS acata à Emenda Constitucional nº 123, de 14 de julho de 2022, que determinou mudanças nas regras de cobrança do tributo. Um dos objetivos da medida é incentivar o uso de biocombustível, como forma de proporcionar um diferencial competitivo em relação aos combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel.
“A redução da alíquota do ICMS vai nos obrigar a fazer um esforço de caixa extraordinário, mas já conseguimos equacionar as contas para que obras e ações do GDF não sejam prejudicadas e os salários dos servidores sejam pagos em dia. É um momento ainda muito difícil o que estamos vivendo, mas as obras são importantes para manter empregos e as ações sociais são fundamentais para que possamos atender as famílias que precisam de apoio”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB).
A medida passa a valer retroativamente desde o dia 15 de julho. Também em julho, o GDF já havia alterado a alíquota do tributo de 27% para 18%, em atendimento a Lei Complementar 192, por meio do Decreto nº 43.521, de 1º de julho de 2022.
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.