Ibaneis Rocha tem 38% de intenção de votos, diz pesquisa do Ipec
O emedebista aparece com 38% da intenção de votos, soma dos demais candidatos é de 32% e indica vitória do chefe do Buriti
O chefe do Executivo Ibaneis Rocha, MDB, lidera isolado a intenção de voto para governo do Distrito Federal, aponta pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda,15.
O emedebista tem 38% dos votos no 1º turno. Na sequência, empatados tecnicamente na margem de erro de 3 pontos percentuais, aparecem Paulo Octávio (PSD), com 9%, Leila do Vôlei (PDT), 8%, Izalci (PSDB), 5%, Leandro Grass (PV), 4%, e Rafael Parente (PSB), 3%.
O levantamento entrevistou 1.200 pessoas de 12 a 14 de agosto de 2022, em Brasília. A margem de erro é de 3% em um intervalo de confiança de 95%. Está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-02251_2022. Custou R$ 93.456,52 e foi pago pelo Grupo Globo.
Leia o cenário completo:
Ibaneis (MDB): 38%;
Paulo Octávio (PSD): 9%;
Leila do Vôlei (PDT): 8%;
Izalci (PSDB): 5%;
Leandro Grass (PV): 4%;
Rafael Parente (PSB): 3%;
Keka Bagno (PSOL): 2%;
Lucas Salles (DC): 1%;
Renan Arruda (PCO): 0%;
Robson da Silva (PSTU): 0%;
Teodoro da Cruz (PCB): 0%;
não sabe/não respondeu: 10%;
branco/nulo: 19%.
A pesquisa não considerou o nome de Coronel Moreno (PTB), oficializado pelo partido em 13 de agosto.
No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato precisa receber 50% mais 1 dos votos válidos, pelo menos. Ou seja, o vencedor precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. Nesse cálculo, não são considerados os votos em branco ou nulos.
A soma dos demais candidatos é de 32 pontos. Isso significa que, se o pleito fosse hoje, Ibaneis seria reeleito sem a necessidade de um 2º turno.
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.