Onda bolsonarista, liderada por Ibaneis, promete esmagar a esquerda no DF
Se no primeiro turno da corrida presidencial, o presidente Jair Bolsonaro (PL), ficou na liderança do resultado da eleição com 910.397 (51,65%) votos válidos, no Distrito Federal, o compromisso do governador reeleito, Ibaneis Rocha(MDB), é o de tubinar ainda mais, a onda bolsonarista para chegar a 75% dos votos válidos neste segundo turno que encerra no próximo dia 30 de outubro.
Na corrida da primeira fase da campanha, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) teve 649.534, ou seja, apenas 36,85% na capital federal.
O apoio à reeleição de Bolsonaro, foi anunciado no início da semana pelo governador emedebista, ao lado do presidente no Palácio do Planalto, em encontro que contou com a presença das grandes lideranças bolsonaristas que atuam no DF.
A Asa Norte é um dos setores mais nobres do Distrito Federal, possui alto padrão de vida e conforto aos moradores.
A região é local de moradia de diversos políticos, jornalistas, funcionários do alto escalão, artistas além de vasto público universitário, majoritariamente da Universidade de Brasília(UnB) que fica na localidade.
A renda domiciliar da área chega a R$ 22 mil, segundo levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).
É lá que a esquerda mora. No primeiro turno da campanha eleitoral, a 14ª Zona deu a Lula 44,14% e para Jair Bolsonaro 42,55%.
Ibaneis também tirou na mesma zona, bem menos que o candidato derrotado Leandro Grass, apoiado por Lula.
Ibaneis saiu de lá com 35,13% dos votos validos e o candidato lulista, ao Buriti, colheu 40,03%.
A estratégia da “onda verde e amarela” bolsonarista no DF é aumentar o volume da campanha por todas as cidades, no mesmo formato como aconteceu com a “onda azul” de Ibaneis Rocha.
A Asa Norte está no radar da campanha bolsonarista para reverter o jogo.
A tática é conquistar os mais de 14% dos eleitores da região que deixaram de votar no primeiro turno.
De forma mais ampliada, para todo o DF, o núcleo de campanha bolsonarista também vai focar em cima dos 17,54% dos 2.203,054 de eleitores que não foram às urnas por diferentes motivos.
As forças bolsonaristas, que nesta fase da campanha, inclui o governador Ibaneis Rocha, vão usar todos os meios ao seu alcance para vencer a eleição em todo o país.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal.
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.