24 C
pt-BR

Governo Lula não assina declaração da ONU contra ditador Daniel Ortega

Governo Lula não assina declaração da ONU contra ditador Daniel OrtegaO Regime de Daniel Ortega na Nicarágua foi denunciado por crimes contra a humanidade.

O Governo Lula não aderiu a uma declaração assinada por mais de 50 países condenando os crimes praticados pelo ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. A informação foi divulgada neste domingo (05), pelo portal UOL.

A declaração foi apresentada em uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) e o representante do Itamaraty permaneceu em silêncio. Ao contrário do Brasil, várias potências mundiais assinaram a denúncia contra o Regime de Ortega, por crimes contra a humanidade. A lista inclui Estados Unidos, Austrália, Canadá e França.

Até mesmo governos de esquerda da América Latina, como Chile, Colômbia e Peru, assinaram a declaração. O presidente do Chile, Gabriel Boric, já teceu várias críticas ao ditador, especialmente sobre a perseguição contra os opositores. No relatório, os países pedem sansões contra à ditadura e instituições ligadas ao regime.

“Os supostos abusos, que incluem execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura, privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país, não são um fenômeno isolado. Trata-se do desmantelamento deliberado das instituições democráticas e da destruição do espaço cívico e democrático”, diz o documento.

A expectativa, segundo o portal UOL, é que o Itamaraty emita uma nota, na próxima segunda-feira 6, explicando seu posicionamento.

Postagens mais antigas
Postagens mais recentes

Postar um comentário