Cuidando de Valparaíso: Propostas para a Saúde Pública
Ações para a Saúde contidas no plano de Governo de Marcus Vinicius
Outra iniciativa importante é a ampliação do atendimento na Casa de Apoio ao Cidadão Valparaisense em Goiânia. Além disso, será implantado gradativamente o Programa Medicamento em Casa, que oferecerá entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Também é essencial manter e ampliar os Programas “Melhor em Casa” e “Melhor Saúde”, além de promover a ampliação das farmácias públicas municipais para facilitar o acesso da população aos medicamentos.
Para atender à demanda por cirurgias eletivas, como a cirurgia de catarata, serão realizados mutirões. Ademais, é fundamental articular junto ao SUS para viabilizar a ampliação da cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para atender 100% da população. As ações de saúde bucal também serão expandidas, assim como o número de unidades odontológicas móveis (UOM) credenciadas pelo Ministério da Saúde.
O fortalecimento das ações do Centro de Referência em Diabetes e Hipertensão será prioritário, visando atendimento integral e especializado para os pacientes. Buscaremos parcerias com o Governo Estadual para melhorar os serviços de média e alta complexidade no município, além de promover hábitos saudáveis, incentivando atividades físicas e orientações sobre alimentação.
As ações de atenção à saúde da mulher e da criança serão ampliadas, focando em aspectos como parto, nascimento, amamentação e desenvolvimento infantil. Um programa específico voltado para a saúde do idoso será implantado, visando oferecer serviços especializados e melhorar a qualidade de vida dessa população.
Adicionalmente, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) será fortalecido para garantir atenção integral à saúde feminina. A construção da Policlínica de Valparaíso de Goiás será viabilizada através de convênios com o Governo Estadual, permitindo a ampliação da oferta de exames especializados, como mamografias e colonoscopias.
Será implantado também um Centro de Referência de Atendimento Integral à Saúde da Pessoa com Deficiência, oferecendo serviços de assistência médica e odontológica. Para melhorar a infraestrutura da saúde municipal, ações como a construção do CAPS-AD para usuários de álcool e drogas, a conclusão da EFS no bairro Chácaras Ouro Preto, a construção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do Pronto Socorro 24 horas no Bairro Ipiranga serão realizadas.
Por fim, a Unidade de Atenção Veterinária será criada para controle de doenças e vacinação de animais, além de reformas e ampliações no Centro de Referência em Reabilitação para aprimorar o atendimento especializado em fisioterapia e reabilitação.
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.