Por Kleber Karpov
Com 23 votos favoráveis, distrital Jorge Vianna agradeceu ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB) por cumprimento de promessa para correção de mais de 15 anos de injustiça à categoria
Com a galeria lotada, a Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (8/Out), o Projeto de Lei (PL) 1.347/2024, de autoria do Poder Executivo, que reestrutura a carreira da categoria e concede reajuste à carreira de técnico em enfermagem. O PL foi aprovado em primeiro turno por 22 deputados e em segundo turno por 23 parlamentares.
Emocionado, Vianna utilizou a tribuna para declarar o voto, ocasião em que fez um resgate histórico da criação do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), a então categoria relegada a segundo plano.
“É a primeira vez ma história, desde 20 anos de trabalho como técnico de enfermagem que a gente tem uma vitória dessa, com V maiúsculo. Por muitos anos essa categoria esteve presente junto as demais carreiras da Assistência à Saúde. E tínhamos o sonho de ter uma carreira específica para poder falar de  questões  remuneratória mas também  de questões específica da nossa categoria pelo nosso labor. E ai foi criado do Sindicato dos Técnicos em Enfermagem, o João Cardoso da Silva, a Elza [Aparecida], eu o Newton [Batista] a Josy [Jacob], o Moisés, a Isa [Leal] e tivemos esse sonho de fazer uma carreira específica para poder lutar pelos nossos reajustes. E hoje está aí,  concretizando um trabalho feito por essa equipe e eu não estaria sendo leviano ou até sensacionalista em dizer que  esses sindicato fez escola e muitos sindicados do Brasil e de Brasília acompanhou  e hoje atua da forma que o Sindate ensinou a trabalhar. É um sindicato honesto que representa de verdade a categoria dos auxiliares e técnicos em Enfermagem.” disse.
Vianna reiterou ainda, os agradecimentos ao governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), por cumprir com o compromisso assumido perante a categoria de corrigir uma injustiça histórica de mais de 15 anos. O deputado agradeceu ainda os secretários de Estado de Economia, Ney Ferraz, da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, da Saúde, Lucilene Florêncio.
Carreira
A sanção do PL 1.347/2024, deve consolidar a criação da carreira Técnica em Enfermagem, que abrange cerca de 9 mil profissionais, auxiliares e técnicos em enfermagem. Além de alterar o escalonamento da tabela de verticalização com redução de 25 anos para 18 anos, o tempo de progressão, do piso ao teto da carreira.
Reajuste salarial
Rocha deve garantir o reajuste de 10% para cerca de 9 mil profissionais de saúde que integram a carreira de auxiliares e técnico em enfermagem. Tais reajustes devem ocorrer em duas parcelas anuais e sucessivas de 5% em 2025 e 2026, com abrangência, ainda, aos servidores aposentados e beneficiários de pensão.

Creditos: Política Distrital