🚨 Reajuste de 30% para forças de segurança do DF avança no Congresso
Nova proposta é considerada viável financeiramente e deve ser enviada ao Legislativo em breve
O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo importante para garantir o reajuste salarial de 30% às forças de segurança, incluindo policiais militares, civis, bombeiros e a Polícia Penal do DF. Um estudo de impacto enviado ao Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) comprova que os recursos do Fundo Constitucional do DF são suficientes para bancar o aumento, sem comprometer áreas essenciais como saúde e educação.
A proposta, enviada pelo governador Ibaneis Rocha em fevereiro, aguarda sinal verde do governo federal. Parlamentares da bancada do DF, como os deputados Alberto Fraga (PL), Érika Kokay (PT), Júlio César (Republicanos) e o senador Izalci Lucas (PL), estão mobilizados para pressionar pela aprovação do reajuste no Congresso.
O reajuste, se aprovado, será parcelado em duas vezes. O estudo também considera a inclusão da Polícia Penal no escopo das forças de segurança que poderão receber o benefício via Fundo Constitucional — medida que depende de aprovação federal.
Além disso, o senador Izalci Lucas apresentou a PEC 1/2025, que busca tornar o cálculo do fundo mais previsível e protegido contra mudanças políticas, garantindo mais estabilidade para futuros reajustes e concursos públicos.
A expectativa é que o projeto avance nas próximas semanas, com apoio da bancada e dos fóruns de diálogo instituídos pelo Decreto nº 12.326, de dezembro de 2024, que visam aprimorar a comunicação entre GDF, governo federal e representantes das forças de segurança.
“Não estamos medindo esforços para que esse processo seja concluído o mais rápido possível. É um anseio da categoria, mas, principalmente, uma determinação do governador”, afirmou o secretário de Economia, Ney Ferraz.
📌 Fonte: Correio Braziliense – Bancada do DF pressiona por reajuste de 30% para polícias
Postar um comentário
ATENÇÃO!!!! COMENTÁRIOS LIBERADOS!!!! MAS...O BLOG não se responsabiliza por comentários que contenham ataques pessoais e ou ofensas a pessoas físicas, jurídicas ou conteúdo que possa por ventura ser interpretado, pelos órgãos de correição, como transgressão da disciplina, crime militar ou comum. Neste espaço não é permitido a discussão de temas militares, por conta da legislação castrense. Na medida do possível o administrador do BLOG irá moderar os comentários que julgar necessário.